Bem vindo ao site da SPEA - sociedade portuguesa para o estudo de aves

Opções do site

Subscrever Newsletter

Outras opções do site

Pesquisar no site

Data actual

Principais opções do site

D
S
T
Q
Q
S
S
 
 
 
 
 
1
7
8
9
10
11
12
13
14
17
18
19
20
21
22
25
26
27
28
31
 
 
 
 
 
 
A Nossa Missão
A SPEA é uma ONG de ambiente sem fins lucrativos, que tem por missão trabalhar para o estudo e a conservação das aves e seus habitats, promovendo um desenvolvimento que garanta a viabilidade do património natural para usufruto das gerações futuras.
Home  > Workshops
imprimir

Workshops
Os participantes inscritos no congresso poderão escolher participar num dos 5 workshops que irão decorrer ao longo dos 3 dias.

Sábado, 2 de março

1 -
Ninguém tem de ouvir isto – comunicar com não-especialistas

O que faz? Porque é importante? Porque devo ajudar? Seja para conseguir financiamento, convencer um potencial colaborador, ou mudar comportamentos, comunicar bem é essencial para quem trabalha em investigação ou conservação da natureza. Neste workshop os participantes terão oportunidade de aprender e experimentar diferentes truques e abordagens para comunicarem de forma eficaz não só o que fazem mas porque o fazem e porque é importante. Numa série de atividades práticas, exploraremos a arte de contar histórias, o poder das imagens, o impacto dos números e das emoções – sem perder de vista o rigor. E descobriremos que comunicar para além dos nossos pares é divertido e enriquecedor.


Domingo, 3 de março

2 - O papel das ONGs na prevenção e detecção do crime contra o ambiente

As Organizações Não-governamentais de ambiente desempenham um papel muito importante na luta face ao crime contra o ambiente, através sobretudo de dimensões preventivas e de dissuasão, onde se destacam as ações de advocacia e comunicação. Este papel pode ser fortalecido e melhorado no contexto nacional através da colaboração com a área da criminologia ambiental. A Criminologia Ambiental tem procurado identificar as causas e os processos que conduzem ao cometimento de crimes contra o ambiente, bem como os danos daí decorrentes e as medidas preventivas eficazes à sua redução. Este workshop pretende dar a conhecer alguns dos resultados das investigações internacionais mais relevantes, bem como o potencial do estudo empírico dos crimes contra o ambiente, do ponto de vista legal e sociológico. Os dados e resultados assim obtidos permitirão antecipar a redução das oportunidades para que o crime ocorra, bem como os procedimentos preventivos que podem ser implementados pelas ONGs de ambiente. Através da apresentação de dois casos de estudo – a captura ilegal de aves e a pesca ilegal - serão apresentadas abordagens e metodologias e discutidas oportunidades futuras.

3 - Track-Cleaning App: uma nova App Shiny Web para limpar e processar dados de seguimento com GPS

Graças a notáveis desenvolvimentos tecnológicos dos sistemas GPS nas duas décadas mais recentes, os dados de telemetria tornaram-se utensílios muito difundidos e poderosos para o estudo da fauna selvagem. Os aparelhos GPS mais modernos podem recolher e armazenar quantidades prodigiosas de dados que não são fáceis de manipular e analisar. Tendo isto em atenção, desenvolvemos o Track-Cleaning, uma Shiny Web computer App interativa que usa dados brutos do GPS e guia o utilizador em todos os passos de visualização, limpeza e processamento necessários. Algumas das funcionalidades da app são: identificação de cada viagem a partir da colónia (muito útil para aves marinhas e outros estudos de central place foragers); identificação e remoção de outliers; identificação de interrupções/lacunas na sequência de posições; sumário de características-chave dos percursos.


Segunda-feira, 4 de março

4 - Educação Ambiental para a Conservação das Aves: práticas, impactos e desafios

As principais ameaças à conservação das aves são de origem antropogénica. Para diminuir essas ameaças há que mudar conhecimentos, atitudes e práticas, e a educação ambiental (dos mais jovens e da população em geral) é uma ferramenta essencial neste processo de mudança. Neste workshop pretendemos debater práticas (dentro e fora da escola), conhecer os impactos (ambientais e socioeconómicos) e os desafios encontrados por vários atores da educação ambiental em Portugal, tendo em conta políticas nacionais e internacionais como a Estratégia Nacional de Educação Ambiental, a Estratégia Nacional para a Conservação da Natureza e da Biodiversidade e o Programa LIFE da União Europeia. Propõe-se ainda um trabalho prático, de grupo, que promova a reflexão sobre esta temática.

5 - Como avaliar o impacto socioeconómico da conservação da natureza?

Cada vez tem maior importância para os projetos de conservação da natureza a demonstração da sua capacidade de contribuir para o desenvolvimento socioeconómico das regiões e municípios em que se inserem. Atualmente, o programa LIFE já inclui esta avaliação como obrigatória para todos os projetos candidatos a financiamento. Porém, esta é ainda uma ciência desconhecida para a maior parte dos gestores de projetos em Portugal. Este workshop pretende realizar uma apresentação do estado da arte nesta temática e propor um exercício prático de identificação dos principais impactos de um projeto de conservação.










voltar



Política de privacidade, adicione aos favoritos, sugira este site © 2010 spea - Todos os direitos reservados.
Seara.com