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A Nossa Missão
A SPEA é uma ONG de ambiente sem fins lucrativos, que tem por missão trabalhar para o estudo e a conservação das aves e seus habitats, promovendo um desenvolvimento que garanta a viabilidade do património natural para usufruto das gerações futuras.
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Submissão de resumos
  • NOVO PRAZO - Prazo para a submissão de propostas - 7 de novembro 2018;
  • Prazo para inscrição a preço de Early bird - 15 de janeiro de 2019.

O X Congresso de Ornitologia da SPEA terá, como nas edições anteriores, apresentações de oradores convidados e outras comunicações orais e escritas (formato póster em Português e Inglês), submetidas pelos participantes. Há ainda a possibilidade de submissão de propostas para a dinamização de workshops.


Comunicações orais e pósteres 

Categorias
1. Aceitam-se inscrições para a apresentação de comunicações das seguintes categorias:
1.1. Comunicações orais;
1.2. Póster;
1.3. Póster estudante (autor principal: estudante de licenciatura ou mestrado).

2.
Apresentação dos trabalhos no congresso:
2.1. As comunicações orais terão a duração máxima de 15 minutos;
2.2. Os pósteres não podem exceder as seguintes dimensões: 1,20 m de altura x 0,90 m de largura.

Temas
3. Temas principais:
a) Aves marinhas e conservação dos oceanos
b) Seguimento de aves
c) Migração e conectividade de habitats
d) Aves e infraestruturas humanas
e) Aves e ecologia urbana

f) Gestão das espécies invasoras na conservação das aves
g) Ciência cidadã na monitorização das aves
h) Importância socioeconómica da conservação das aves

4.
Além dos temas principais indicados no ponto 3, haverá espaço para a apresentação de trabalhos sobre outros temas.

Resumos
5. Os resumos devem conter as seguintes informações:
5.1. Tipo de comunicação a que se destina.
5.2. Tema da comunicação.
5.3. Nomes do(s) autor(es) e do orador (em caso de comunicação oral).
5.4. Contacto(s) do(s) autor(es): indicar a afiliação institucional e respetivos contactos (morada completa, página web, etc.). 
5.5. E-mail do autor para contacto (e de quem inscreve a comunicação, se for diferente);
5.6. Resumo 

6.
Estrutura dos resumos
6.1. Línguas: é obrigatório o envio em duas línguas, Português e Inglês (título e texto)
6.2. Título: deve incluir o nome comum e científico da espécie, exceto no caso de ser um trabalho sobre mais do que uma espécie
6.3. Corpo de texto: 
6.3.1. Dimensão: não deve exceder os 2500 caracteres, incluindo espaços. Ou seja, no total 5000 caracteres para as duas línguas.
6.3.2. Estrutura: devem referir-se explicitamente os objetivos, métodos, resultados e conclusões do estudo, mas sem subtítulos. Não deverão ser utilizadas frases vagas como «os resultados serão discutidos»; 
6.4. Nota importante: o resumo em Inglês deve estar correto e legível. Se necessário, os autores devem solicitar ajuda de alguém fluente em inglês.

7.
Submissão de resumos
7.2. Caso se inscreva em simultâneo, envie o seu resumo com anexo ao formulário de inscrição;
7.3. Caso não se inscreva em simultâneo, envie o seu resumo para congresso2019(arroba)spea.pt;

8. Os resumos aceites serão incluídos no livro de resumos do congresso, a distribuir em formato digital pelos participantes, e a disponibilizar posteriormente na Internet.

Elegibilidade e seleção de trabalhos
9. Autores 
9.1. É necessário que pelo menos um dos autores tenha pago a inscrição no congresso, não se aceitando trabalhos em que nenhum dos autores esteja inscrito. 
9.2. Os trabalhos submetidos na categoria «Póster estudante» deverão ter como autor principal um estudante de licenciatura ou mestrado (confirmado por documento adequado). Caso isso não aconteça, o trabalho é automaticamente considerado na categoria «Póster».

10.
Seleção de trabalhos
10.1. A seleção dos trabalhos submetidos é da responsabilidade da Comissão Editorial do congresso.
10.2. Dado que o espaço para a apresentação de comunicações orais é limitado, a Comissão Editorial poderá sugerir que alguns dos trabalhos submetidos como tal sejam, em alternativa, apresentados sob o formato de poster.

11. É obrigatória a apresentação de um resumo por cada trabalho submetido, independentemente da sua categoria.

Prémios
12. Serão atribuídos três prémios, votados pelos participantes durante o congresso, e entregues no final do evento:
12.1. Prémio Melhor Comunicação Oral. 
12.2. Prémio Melhor Póster.
12.3. Prémio Melhor Póster-estudante.

Calendarização
13. Prazos:
- Submissão de trabalhos, pelos autores – 7 de outubro de 2018;
- Envio de propostas de alteração de resumos aos autores, pela organização – 30 de novembro de 2018;
- Envio das versões corrigidas dos resumos, pelos autores – 15 de dezembro de 2018;
- Versão final dos resumos – 1 de janeiro de 2019.
- Congresso – 2 a 5 de março de 2019.
 
14. A Comissão Editorial não aceitará trabalhos que não cumpram o calendário apresentado.


Workshops

Objetivos e tipologia
1. Aceitam-se propostas para a dinamização de workshops no congresso. O principal objetivo destes workshops é permitir aos congressistas apresentar e debater novas metodologias de trabalho e novos projetos, entre outros. 

2.
Tipo de workshops: deverá ser compatível com o tipo de espaço disponível para os mesmos – um auditório e uma sala de reuniões. Haverá disponibilidade de computador, videoprojetor e tela de projecção.

3.
Organização
3.1. A componente técnica dos workshops é da inteira responsabilidade dos congressistas proponentes.
3.2. A divulgação e a receção de inscrições nos workshops está a cargo da organização.

Propostas
4. Seleção de propostas
4.1. As propostas serão avaliadas pela Comissão Editorial do congresso.
4.2. A dinamização dos workshops está dependente da disponibilidade dos espaços.
4.3. A Comissão Editorial não aceitará propostas que não cumpram o calendário apresentado em baixo.
4.4. Os proponentes e os participantes dos workshops deverão estar inscritos no Congresso.

5.
Estrutura das propostas
5.1 Informações obrigatórias: 1) identificação dos proponentes, 2) breve descrição do workshop e programa (incluindo indicação da utilização de software específico, se necessário), 3) número máximo de participantes.
5.2. Informações adicionais: leituras recomendadas, outras.
5.3. O workshop não deve exceder as 3 horas de duração.

Submissão e calendarização
6. Submissão
6.2. Caso se inscreva em simultâneo, envie a sua proposta de workshop como anexo ao formulário de inscrição.
6.3. Caso não se inscreva em simultâneo, envie a ficha para propostas de workshops devidamente preenchida por mail para congresso2019@spea.pt.

7.
Prazos
7.1. O prazo para a entrega de propostas de worshops será 31 de outubro de 2018.


Submissão de artigos à revista Airo

Os autores de apresentações orais ou escritas têm a possibilidade de submeter os seus trabalhos à Airo, a revista científica da SPEA. Notamos, no entanto, que a Comissão Editorial da revista Airo (e respetivas decisões) é totalmente independente da Comissão Editorial do congresso. Os trabalhos devem ser preparados preferencialmente em Inglês, embora seja possível fazê-lo também em Português, e o prazo para submissão para o próximo número é 31 de abril de 2019.  

A Airo publica trabalhos científicos sobre avifauna da Península Ibérica e das ilhas de Macaronésia, que tenham uma relação direta com as nossas espécies ou com problemáticas presentes em Portugal. Saiba mais




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